sábado, 30 de março de 2013

Fitofotodermatose


Fitofotodermatose é uma dermatose manifestada por contato com agentes químicos produzidos ou eliminados por plantas, frutas e cosméticos que, quando entram em contato com a pele (e esta permanecendo em exposição solar), promovem um processo inflamatório.
O processo inflamatório ocorre quando há contato com a polpa e com a casca de frutas cítricas (onde está a maior concentração dos compostos que causam a reação) seguida de exposição ao sol, sem antes lavar bem as mãos. Geralmente um dia após o contato e a exposição à luz solar aparecem manchas vermelhas, de contornos irregulares, que evoluem para manchas escuras, ocasionalmente há a formação de bolhas, que podem sofrer infecção secundária. A intensidade da lesão pode variar conforme a quantidade de substância com que se teve contato, com o tempo de exposição ao sol e com a suscetibilidade da pele.

Eu tive fitofotodermatose no começo do ano. Tudo começou com um limão Taiti, eu descasquei UM limão. Lavei bem as mãos com detergente antes de sair ao sol (não era o sol do Rio), mas mesmo assim após aproximadamente 24 horas do meu passeio notei uma vermelhidão desde o dorso da mão direita até próximo ao cotovelo. A principio não me preocupei, pois pensei que desapareceria no dia seguinte. Mas no dia seguinte começaram a aparecer pequenas bolhas e o quadro só foi piorando. Tive queimadura de 2º grau. O desconforto é muito grande, mas as dores na lesão eram mais suportáveis do que o inchaço (quatro dias depois minha mão estava tão inchada que eu não conseguia fecha-la, senti muitas dores nas articulações dos dedos e do pulso).



Toda a pele danificada saiu, a pele “nova” ficou sensível e branca (em contato com calor ou luz solar ficava vermelho arroxeado) por mais de um mês.
Segui todas as orientações da minha médica para que a lesão não infeccionasse. Para não ficar com nenhuma cicatriz evitei sol (em caso de exposição solar o quadro piora) usei luva protetora e fotoprotetor FPS 90 quando precisava sair. Hoje (após 3 meses) não tenho nenhuma cicatriz, mas a coloração da pele ainda não é a mesma. Ainda uso fotoprotetor FPS 90 em toda área que foi afetada.
Aconselho que evitem manusear limões e/ou qualquer outro alimento fotossensibilizante estando no sol ou sabendo que irá se expor. Caso o manuseio seja inevitável, use luvas e não esqueça do bloqueador solar ao se expor ao sol.






2 comentários:

  1. Essa é a sua mão, Fernanda?
    Beiijos Monica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim! Não cheguei a tirar foto do dia que estava mais inchado.
      Bjo

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...