segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Frutas, como escolher?!


Sempre que vou à feira fico perdida. Não sei vocês, mas eu tenho muita dificuldade na hora de escolher frutas, nunca sei se estão verdes ou maduras demais. Por isso quando minha vovó diz que esta indo escolher as frutinhas da semana paro tudo que estou fazendo e vou correndo com ela. Fico só observando e perguntando:
"Vó, como a senhora sabe que isso ta bom?" 
Acho graça quando ela me responde: 
"É só olhar minha filha e apertar um pouquinho." 
OK, não entendi. 
"Mas vó não to vendo nada de diferente das outras!"
 "Cheira essa aqui. Sentiu? Ta madura." 
OK, continuo sem entender, mas percebi que não da para adquirir 85 anos de conhecimento em 1 dia. Pensando nisso reuni algumas dicas que fazem muita diferença nos dias que minha Vovózinha super inteligente não esta comigo para escolher as frutas:

Figo: A casca deve estar lisa e com tom bem arroxeado. Estará pronto para consumo quando a base possuir uma pequena abertura. Quando esta desmanchando com facilidade indica que está passado.

Abacate: A casca deve estar lisa, fina e verde. Aperte suavemente para conferir se esta firme e sacuda de leve se a semente estiver solta significa que esta maduro.

Morango: Os melhores são os não muito grandes e de cor vermelho forte, sem manchas e partes amolecidas.

Abacaxi:  Quanto mais aberto estiver os gominhos da casca e amarelo, mais maduro estará. Se a base estiver um pouco úmida ele esta fresco. 

Maçã: Prefira as de cor viva.  A casca deve estar lisa, sem manchas ou depressões.

Banana: Deve estar firme e presa a penca. Escolha as de casca amarela com pequenas manchas marrons.

Pêra: A casca deve estar firme e completamente amarelada, quando dura indicam que estão verdes. 

Melão: A casca deve ter cor viva e não apresentar rachaduras. Verifique a extremidade, se ceder ao apertar significa que esta maduro demais.

Mamão: O tom ideal é amarelo alaranjado. Não compre se estiver com pintinhas.

Laranja e limão: As variedades de casca lisa são as que tem mais caldo.

Manga: O cheiro deve ser doce e a cor amarelo avermelhado. verifique se esta firme porém macio ao toque, sem que a casca se rompa com a pressão dos dedos. Esta passado quando amassado, com rachaduras ou coberto com liquido grudento.

Maracujá: Para verificar se esta maduro pressione o lado oposto ao cabo, ele deve ceder à pressão dos dedos, mas sem que se rompa a casca. A casca bem enrugada e a cor amarelo escuro indicam que está ótimo para consumo.


Vale lembrar que as frutas devem ser compradas para consumo de 1 semana e em três estágios: maduras – consumo em no Maximo 2 dias, madurando – consumo do 3 ao 4 dia e verde – para consumir do 5 dia em  diante. Boas compras!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...