segunda-feira, 11 de março de 2013

Insônia


Sabe aquelas noites que você deita, rola para um lado, rola para o outro e o sono não vem, ou aqueles dias que você acorda com aquela sensação de que não dormiu nada e passa o dia todo cansado?! 
É a famosa insônia. Os indivíduos que têm o sono picado ou que acordam muito cedo também são considerados insones. A insônia não é uma doença, como pensam alguns, é na verdade um sintoma causado muitas vezes por fatores emocionais. Por trás das noites mal dormidas podem estar, por exemplo, depressão ou ansiedade. Pessoas que sofrem com conflitos familiares ou no ambiente de trabalho, álcool, doenças que causam fortes dores e desconfortos e problemas hormonais também sofrem com a insônia.
Existem algumas formas de insônia, a comum é a transitória, que dura uma semana no máximo. Um outro tipo, o intermediário, dura até três semanas. Se ela ultrapassar esse período cuidado! Procure ajuda, pois pode se tornar um problema crônico. Os efeitos das noites em claro estão muito além do cansaço do dia seguinte, prejudicam funções vitais para o bom funcionamento do corpo.

O que acontece quando você dorme menos:
Quando sonolento, o cérebro diminui a atividade, comprometendo funções como a criatividade, a atenção, o equilíbrio e a memória. O humor, nem se fala!
Cerca de 70% do hormônio do crescimento é secretado durante o sono. Respondendo nos adultos, pela renovação celular dos músculos e do esqueleto, já nas crianças ele garante o ganho de peso e de altura.
A produção de insulina pelo Pâncreas despenca, atingindo níveis parecidos aos dos diabéticos.
Falta de sono gera um efeito de estresse fazendo com que o corpo produza mais cortisol e adrenalina. Essas substâncias afetam o sistema imunológico além estarem associadas a perda de massa muscular, aumento do peso, aumento das chances de osteoporose, dificuldade na aprendizagem e lapsos de memória

Uma noite bem dormida ajuda a eliminar os radicais livres, moléculas que estão por trás do envelhecimento precoce. E é claro, quando dormimos bem não precisamos de toneladas de corretivo para esconder as olheiras. 

O que podemos fazer para dormir bem:
 1. Mantenha todos os dias um horário regular para adormecer e acordar.
 2. Vá para a cama somente na hora de dormir. Nada de ler, falar ao telefone, ficar no facebook ou comer entre os lençóis.
 3. Escolha um colchão adequado, nem rígido nem macio demais, pois em nenhum outro momento do dia você fica tantas horas na mesma posição.
 4. Fuja do café e de outros estimulantes como o chá preto, o mate e refrigerantes. Acho que nem preciso falar do cigarro né!
 5. Não planeje as tarefas do dia seguinte nem tente resolver problemas na hora de dormir.
 6. O álcool é garantia de noites turbulentas. Não se engane com o aparente efeito relaxante dessa substância.
7. Evite exercícios à noite.
 8. No jantar, prefira alimentos leves, nada de feijoada perto da hora de deitar. A digestão praticamente para enquanto dormimos.
 9. Não assista TV no quarto. Ela é uma enorme fonte de estímulos capazes de nos deixar mais alerta.


Relaxe e bons sonhos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...