quarta-feira, 26 de junho de 2013

Vamos falar de TPM?

Em cada dia do mês nós mulheres temos uma concentração diferente de hormônios sexuais, ou seja, a concentração hormonal de amanhã será diferente da do dia de hoje que por sua vez foi diferente da de ontem. Sendo assim podemos imaginar o quanto o humor feminino é influenciado e é por isso rapazes que o humor das suas esposas e namoradas oscilam de um dia para o outro. Para entendermos melhor a causa da alteração no humor feminino transcrevi a explicação da doutora Mara Diegoli:

              "A principal causa está associada à produção de serotonina, uma substância produzida pelas células nervosas e que, na mulher, oscila de acordo com o período do ciclo menstrual. A serotonina atua sobre o humor das pessoas. Quando seu nível no organismo está alto, ficamos alegres, felizes, bem-humorados. Quando ele cai, ficamos mal-humorados e queremos comer doces para compensar. Sabe-se que no período pré-menstrual há uma queda nos níveis da serotonina. Sabe-se também que, diferentemente dos hormônios do homem, os hormônios femininos interferem com a produção da serotonina. Isso explicaria os sintomas psíquicos, enquanto os físicos resultam principalmente da própria alteração hormonal."



A Tensão pré-menstrual não é uma doença, mas sim uma série de sintomas que se manifestam antes da menstruação e desaparecem com ela. Isso mesmo, desaparecem (ou dão uma trégua até o mês seguinte). Então amiga, se a menstruação foi mas você continua agressiva, com dor nas mamas, irritada, deprimida ou com dor de cabeça procure um médico pois não é TPM. É claro que nem todas as mulheres sofrem de TPM, mas para as nem tão afortunadas, existem algumas medidas que podem aliviar os sintomas:

INCHAÇO
Diminua o consumo de sal e condimentos já antes da menstruação. Beba ao menos dois litros de água por dia. No período menstrual deixe de lado as calças e calcinhas apertadas.

DOR NOS SEIOS
Usar top ou um sutiã mais firme é uma das formas de aliviar a dor nos seios (que ficam doloridos e inchados pouco antes de menstruar). Alguns especialistas recomendam o consumo de alimentos que contenham vitamina E, como ovos e peixes.

DEPRESSÃO, TRISTEZA ...
Praticar atividades físicas é a melhor solução, exercícios aeróbicos, caminhada, corrida leve, bicicleta, natação, dança, lutas, entre outros liberaram hormônios responsáveis pelo bem-estar além de ajudar a controlar aquela formiga que toma conta do nosso corpo e nos faz querer atacar tudo que é doce.

RAIVA E ANSIEDADE
Evite o consumo de café, chá preto e refrigerante. Procure por atividades que canalizem a ansiedade e/ou a raiva, pinte um quadro, pratique Boxe, cante ou dance, tanto faz. O importante é não deixar esses sentimentos tomarem conta de você.

Dicas de ouro:
Os Chás melhoram o metabolismo, podem inibir o apetite e aceleram a digestão de gorduras. Os indicados:
Casca de laranja, carqueja, casca de abacaxi e hibisco (aceleram a digestão de gorduras e proteínas)
Chá-verde (aumenta a taxa de gasto calórico)
Alecrim e orégano (regulam o apetite controlando a sensação de fome)
Gengibre (por ser um anti-inflamatório contribui para o alívio das dores)
O Camu-camu (fruta nativa da Amazônia rica em vitamina C) ajuda a combater a depressão. A versão em pó pode ser encontrada em lojas de produtos naturais (1 grama por dia já é suficiente).
Alimentos ricos em ácidos graxos, como peixe, azeite, linhaça e óleo de girassol, ajudam a combater a gula.

Aproveitem as dicas e não deixem a TPM "tomar conta" de vocês.

2 comentários:

  1. Oi Nanda.
    Por incrivel que pareça, eu não sofro de TPM, mas tenho uma amiga que nossa mãe!. Sai de baixo, viu.
    Ela vira outra pessoa e sai descarregando toda a sua fúria em quem ver pela frente. Hahaha.

    Beijoos.
    A Moda In Foco

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu fico sensivel, coitado do namorado =D
    adoreei as dicas ^^

    adorei o blog
    bjo bjo
    http://www.delicadezas.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...