quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Dicas para prevenir a celulite



Nós mulheres acumulamos muita gordura na região do bumbum (culpem a genética) e sabemos o quanto é difícil mante-lo durinho e lisinho. Comer gelatina, fazer massagem com ovo, tudo isso é lenda, não existe garantia da eficácia desses tratamentos populares. Alimentação saudável e pratica de exercícios físicos, isso sim ajuda na guerra contra a celulite. Esses furinhos odiados aparecem quando ha um acumulo de toxinas nos tecidos e as fibras de colágeno endurecem formando fibroses (uma espécie de cicatriz). Existem quatro estágios (graus) de celulite, são eles:



Grau 1



A superfície da região é lisa, quando pressionada observa-se uma discreta deformidade na área. Neste grau há um leve acúmulo de gordura.





Grau 2



O famoso aspecto de casca de laranja, é possível perceber deformidades ao olhar para a região. Há um inchaço derivado do acúmulo de gordura, nesse grau a celulite torna-se palpável mas não é dolorosa. 





Grau 3

Além do aspecto de casca de laranja, percebe-se claramente áreas em relevo e nodulações devido ao aumento do volume das células gordurosas que causam a alteração do tecido que formam nódulos subcutâneos  na superfície da pele. O endurecimento do tecido gorduroso provoca maior acúmulo de toxinas celulares. Neste estágio ela pode ser dolorosa quando pressionada. O tratamento desta região já se torna mais complexa, podendo voltar ao grau 2.



Grau 4



Mais comum em pessoas com diabetes e obesidade. Há um distúrbio completo nas células e tecidos, com grandes problemas de circulação na região. Apesar de grave, é possível melhorar o aspecto.





Em todos os graus, embora o emagrecimento possa trazer alguma melhoria estética, esse, por si, não é um tratamento para a celulite. Vale ressaltar que muitas pessoas magras têm celulite, assim como várias pessoas bem gordinhas não apresentam celulite. Isso comprova que emagrecer não é suficiente para se livrar das mesmas. Mas para nossa alegria existem medidas simples que podem melhorar o aspecto:

Olho na alimentação!
Abolir o consumo de leite de origem animal e seus derivados (queijos, manteigas, iogurtes, etc), que causam inflamação das células, traz o benefício da melhora da celulite e da pele. Glúten, carnes, linguiça, embutidos, e biscoitos recheados (ricos em gordura trans) colaboram para aumento da celulite e por isso devem ser evitados.
Desintoxique o organismo!
O excesso de radicais livres (toxinas) causa uma alteração no processo de regeneração dos tecidos da pele. A má alimentação aliada a outros fatores gera um excesso de toxinas, por isso consuma sucos naturais de frutas e vegetais.
Diminua o sal!
Este mineral faorece a má circulação, influencia na retenção de líquido e atrapalha a eliminação das toxinas. 
Atenção à dieta!
Alimentos gordurosos influenciam na estrutura celular danificando ainda mais os tecidos afetados pela celulite. Evite o efeito sanfona das dietas milagrosas, emagrecer e engordar acelera o processo de surgimento das celulites.
Beba água!
O consumo de água colabora com a limpeza do organizmo e o mantém hidratado, ajudando assim na digestão de alimentos e  na circulação sanguinea. Beba 2 litros de água diariamente.
Mantenha o intestino funcionando!
Os alimentos ricos em fibras (cereais integrais, frutas, verduras) auxiliam no funcionamento do intestino ajudando a limpar o organismo.
Faça do chá o seu principal aliado!
Alguns chás são fortes aliados da saúde. Veja as plantas medicinais que podem ser suas melhores amigas.
Centella asiática: melhora a circulação e a chegada de oxigênio nos tecidos.
Curcuma: antioxidante e anti-inflamatório, 
Chá verde: anti-inflamatório e termogênico, entre outras coisas.
Cavalinha: diurética e fonte de silício, mineral envolvido na produção do colágeno.

Qualquer que seja o tratamento não há garantia do desaparecimento da celulite visto que o armazenamento de gordura superficial é um processo natural do organismo. Então cuide-se, aceite-se e seja feliz do jeito que você é.


9 comentários:

  1. Oiee,Nanda!! Tudo bom?
    Todas suas dicas estão corretissimas viu...rs... Falo por experiência, pois desde que mudei meu estilo de vida, minhas celulites que eram entre grau 1 e 2, sumiram!
    BjoBjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo Livia, parabéns! Você é uma prova de que há uma esperança para o fim desses monstros.. rs
      Bjoss

      Excluir
  2. Nossa, que beleza.
    Parabéns pela forma em que abordou o tema!

    Tenho celulites do Grau 1, peso 50kg. Isso prova que quem é magra tbm tem!
    Faço musculação e elas melhoraram mt, quase desapareceram. Mudei tbm minha dieta . Tem que ser tudo em conjunto . .

    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Nani!
      A genética é a maior vilã, por isso ser magra ou gorda não é condição para ter celulite.
      Bjão

      Excluir
  3. As dicas são ótimas, post muito bem explicado, parabéns.
    beijos.
    blog: www.mimorgado.com

    ResponderExcluir
  4. Tenho grau 1 e grau 2, amiga! Buáááá...
    Preciso fazer tudo da sua lista, mas água me preocupa muito! Quase não bebo água durante o dia e isso é ruim para os rins também... Já instalei até um app no celular pra me "lembrar" de beber água, acredita? Mas agora nem ele tô levando a sério! Eu não sinto sede, como pode? Hahahaha

    Beijooooos!!! <3

    www.BORBOLETAGLAM.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. P.S.: Tá diva na foto do perfil, heinnn... Arrasouuu!!!

      Excluir
    2. Você esta no lucro, minhas celulites nem grau têm, já passaram do grau 50.. kkkk
      Água é muito importante para o bom funcionamento dos orgãos em geral, bena água mesmo sem sede. Não descuide da sua saúde.
      Bjão <3 <3

      P.S. Exagero seu.. rs. Mas.. obrigada! rs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...